Palavra à Igreja


Dízimo, uma instituiçao divina para um povo santo.








(Gênesis 28:22)- E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.




“O mesmo Deus que separou para si um povo para ser sua possessão peculiar desde os tempos da antiguidade, e a Sua Igreja na era cristã, também instituiu leis que responsabilizaria seus mordomos no serviço e manutenção de Sua casa e também a obra que iniciara. Uma dessas leis instituídas é o dízimo”.



O que significa a palavra dízimo?

A palavra dízimo representa uma fração específica, a décima parte de algo. Nas Escrituras Sagradas trata-se de uma instituição divina que visa à manutenção da casa e da obra de Deus, bem como de seus ministros.


I – Pertence ao Senhor, pois a Ele foi consagrado.

(Levítico 27:28,30,32)- Todavia, nenhuma coisa consagrada, que alguém consagrar ao SENHOR de tudo o que tem, de homem, ou de animal, ou do campo da sua possessão, se venderá nem resgatará; toda a coisa consagrada será santíssima ao SENHOR.
Também todas as dízimas do campo, da semente do campo, do fruto das árvores, são do SENHOR; santas são ao SENHOR.
No tocante a todas as dízimas do gado e do rebanho, tudo o que passar debaixo da vara, o dízimo será santo ao SENHOR.


Foi praticado pelos filhos de Israel

(II Crônicas 31:6)- E os filhos de Israel e de Judá, que habitavam nas cidades de Judá, também trouxeram dízimos dos bois e das ovelhas, e dízimos das coisas dedicadas que foram consagradas ao SENHOR seu Deus; e fizeram muitos montões.


II – Foi praticado desde a antiguidade, antes de Moisés.

(Gênesis 14:18-20)- E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo. E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra; E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.


“Abraão foi abençoado por Deus através do sacerdote por sua fidelidade”.

III – Há bênçãos prometidas aos fiéis e castigo aos infiéis.

(Malaquias 3:8) - Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.
(Malaquias 3:10) - Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.


• Testificamos que somos de Deus quando honramos nossa aliança com Deus.

(Deuteronômio 28:1) - E SERÁ que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra.
(Hebreus 7:6,17) - Mas aquele, cuja genealogia não é contada entre eles, tomou dízimos de Abraão, e abençoou o que tinha as promessas. Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque.


Foi citado  por Cristo como parte das obrigações religiosas dos fiéis devendo ser praticado assim como o juízo, a misericórdia e a fé.

(Mateus 23:23) Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.


Exerçamos a mordomia cristã com fidelidade e alegria, pois o Senhor se agrada de nós quando o fazemos liberalmente, e não por obrigação (II Cor 9:7-8). Tenho certeza que as ricas promessas de Deus irão se cumprir na sua vida e no seu lar.
É sempre bom lembrar que além de devolver a parte do Senhor, é preciso ter sabedoria e prudência para administrar o restante de nossa renda, de uma forma que glorifique nosso pai que está nos céus.
Que a benção de Cristo Jesus, Sua graça e amor lhe acompanhe. Amém





O Batismo Cristão e a Ceia do Senhor, segundo as Escrituras


Aqui temos especialmente selecionados alguns textos bíblicos sobre estas grandes instituições de Cristo à sua Igreja. Esperamos que a reflexão sobre estas importantes doutrinas do Evangelho possa trazer esperança e fé nas ricas promessas de Deus para a nossa salvação.

A mensagem do Evangelho de nosso Senhor entra no coração do ouvinte, o arrependimento e o desejo de entregar-se a Cristo florece, e não vemos mais sentido em viver alheios a vontade de Deus. Para viver uma nova vida recriada pelo Senhor da Vida, nos convertemos a Ele, e confessamos publicamente essa maravilhosa transformação espiritual através do batismo.

O Batismo é ordenado por Cristo para todos os alcançados pelo testemunho do evangelho em todo o mundo, até o fim dos séculos.

(Mateus 28:18-20) - E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.


(Marcos 16:15-16) - E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.


Os Apóstolos atendem com fidelidade a ordem do mestre

(Atos 2:37-38) - E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos?

E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;


(Atos 2:41) - De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas,


(Atos 10:47-48) - Respondeu, então, Pedro: Pode alguém porventura recusar a água, para que não sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo?
E mandou que fossem batizados em nome do SENHOR. Então rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias.


(Atos 16:32-33) - E lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa. E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus.

Atos 18:8) - E Crispo, principal da sinagoga, creu no Senhor com toda a sua casa; e muitos dos coríntios, ouvindo-o, creram e foram batizados.


Os que receberam anteriormente o batismo profético de João Batista foram novamente batizados no batismo ordenado por Cristo.

(Atos 19:3-5) - Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João. Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.


É símbolo do abandonar a velha vida  morta pelo pecado, e do revestir-se da nova vida por meio de uma ressureição espiritual.

(Romanos 6:3) - Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.


(Gálatas 3:27) - Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo.



A Ceia do Senhor após ser instituída por Cristo e ordenada, é praticada com fervorosa devoção pelos Apóstolos. No intúito de deixar patente a união do cristão com o Senhor Jesus por meio de seu sacrifício.
A comunhão dos crentes com Cristo e também de uns para com os outros está representada na mesma.

(I Corintios 10:16-17) - Porventura o cálice de bênção, que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é porventura a comunhão do corpo de Cristo? Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo, porque todos participamos do mesmo pão.


(I Corintios 11:20) - De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor.


(I Corintios 11:23-26) - Porque eu recebi do SENHOR o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.

(I Corintios 11:28) - Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.


(João 6:53) - Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida.


Foi durante a Ceia do Senhor que Cristo instituiu a “Cerimônia da Humildade” (o Lava-pés).

(João 13:1,3,4,5,8,12,13,14,15) - ORA, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim.
Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus, Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.
Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo.
Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.