Lar / Família.

.
União Matrimonial

E da costela, que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher: e trouxe-a a Adão.
E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne: esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.
Portanto, deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão ambos uma só carne. (Gênesis 2:22-24)

Segundo pesquisas do IBEGE, no Brasil, entre os anos de 1984 e 2007 o número de divórcios aumentou cerca de 200%, a cada quatro casamentos um acaba em divórcio. Observando estes dados em proporções nacionais começamos a refletir naquela habitual pergunta que geralmente fazem os conhecidos quando se encontram: "E a família, como vai?" A resposta comum "Vai bem, obrigado" em nossos dias deixa de ser uma realidade para se tornar uma preocupação, pois a família corre perigo.
O que está acontecendo com o casamento, que parece não durar mais a vida inteira? Basta olhar em volta para responder esta pergunta, valores como a fidelidade matrimonial, respeito mútuo entre os cônjuges, paciência, tolerância e a prática do perdão estão desaparecendo. O apelo da mídia promove com maior veemência a banalização da virgindade, apregoando a liberdade sexual, questionando princípios morais e familiares antes apreciados pela sociedade. Sexo é um tema que vende e dá audiência.
Mas como retornar ao caminho da união matrimonial feliz e duradoura? observemos os inspirados conselhos da palavra de Deus. Pois foi o Criador que instituiu o matrimônio, portanto podemos confiar em suas orientações.

Conforme Gênesis 2:24 (o casamento original) podemos aprender alguns princípios para o casamento de acordo com a vontade de Deus, vejamos:

1) Deve ser uma união monogâmica; analise que o texto fala de um homem e uma mulher, nem a poligamia (um homem com várias mulheres) e a poliandria (uma mulher com vários homens) estão no padrão de Deus para o casamento.

2) Deve ser uma união exclusiva; é impotante notar a expressão: "deixará seu pai e sua mãe"... No casamento é importante compreender que a prioridade de relacionamento agora é um para com o outro, e os pais, embora continuem fundamentais na vida de todos nós devem ser tratados a parte do casamento, pois um casal dividido entre a nova família e a antiga pode ser um problema, e pais que querem discutir a relação dos filhos com seus cônjuges podem se tornar um problema ainda maior.

3) Deve ser uma união indissolúvel; veja o que diz a seguir: "e unir-se-á a sua mulher"... Esse "unir" mencionado nas  Escrituras não significa juntar somente, mas sim "fundir, cimentar". è uma união permanente, conforme explicou Jesus... Portanto, o que Deus uniu não separe o homem. (Mateus 19:6)
O divórcio não está nos planos de Deus para o matrimônio, ele só existe por causa da dureza de nosso coração, pois no princípio não foi assim (Mateus 19:8)


4) Deve ser uma união pública; Quando a bíblia diz: "deixará seu pai e sua mãe..." também refere-se a um acontecimento social e público que marca essa importante mudança de vida. E acredite, a maioria das moças sonham com o realizar desse evento público!

5) Deve ser uma união física; "...e serão ambos uma só carne..." Não existe mistério, o casamento também é a união dos corpos. A prática sexual é pura e livre dentro do casamento, sendo ordenada e abençoada por Deus. "E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra... (Gênesis 1:28). E pode confiar, não é de inseminação artificial que Deus está falando!
Fora do casamento a prática sexual é reprovada e condenada por Deus. "Venerado seja entre todos o matrimónio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará." (Hebreus 13:4)

Existe muita felicidade prometida pelo Senhor da Vida para aqueles que vivem em família de acordo com os seus princípios, sejamos nós a experimentá-la com fidelidade e obediência.

BEM-AVENTURADO aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos.
Pois comerás do trabalho das tuas mãos: feliz serás, e te irá bem.
A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa.
Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor. (Salmo 128:1-4)



Mandamentos para o Lar:


Para as Esposas:

SEMELHANTEMENTE vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que, também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte das suas mulheres sejam ganhos, sem palavra, (I Pedro 3:1)


Para os Maridos:


Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco, como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações. (I Pedro 3:7)


Para os Filhos:


VÓS, filhos, sede obedientes aos vossos pais, no Senhor, porque isto é justo. Honra o teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. (Efésios 6:1-3)


Para os Pais:


E vós, pais, não provoqueis a ira aos vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.  (Efésios 6:4)


Para os Casados:


Todavia, aos casados, mando, não eu, mas o Senhor, que a mulher se não aparte do marido.










Mensagem Kid's


Perfeito Louvor


"...nunca lestes: Pela boca dos meninos, e das criancinhas que mamam, tiraste o perfeito louvor?"
 (Mateus 21:16)


Você meu amiguinho e minha amiguinha, já pensou como é importante para o nosso Papai do céu o nosso louvor? Foi ele quem nos fêz, e nos deu a voz para o adorarmos com perfeição.
As vezes não queremos ir à Igreja, quando a mamãe e o papai chamam, ficamos tristes, pois a nossa vontade é ficar brincando, navegando na internet ou vendo a TV.
Lembram do rei Salomão? Ele falou que existe um tempo certo para todas as coisas (Eclesiastes 3:1). Então existe um tempo para brincar, e também para ver televisão, existe um tempo para irmos à escola e também há um tempo reservado para estar na casa de Deus para louvá-lo.
O rei Davi gostava muito de Deus, e ele disse: "Fiquei alegre quando me disseram. Vamos para a casa de Deus?" (Salmo 122:1) Você também gosta de Jesus? Então fique alegre quando convidarem você para ir à Igreja.
E se na sua casa alguém não quiser estar na casa de Deus na hora do culto, você pode convidá-lo para que ele fique feliz também.
Sempre peça para o papai ou para a mamãe lerem a bíblia para você, e lhe contar as hitórias do povo de Deus.
Lembre-se. Jesus gosta de você, Ele disse: "Deixem as crianças virem a mim, e não as impeçam; porque delas é o reino de Deus. (Marcos 10:14)



Vamos cantar juntos?






A oração que Jesus nos ensinou:


Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
 O pão nosso de cada dia nos dá hoje;
E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Ámem.
(Mateus 6:9-13)